sexta-feira, outubro 13

Privatização da Universidade Pública


Em terra de cegos quem tem um olho é louco. Nossa sociedade, por hipocrisia, define como louco aquele que compreende verdadeiramente a realidade social na qual estamos inseridos. Querer mudar é ser utópico, fazer diferente é ser anormal. Do indivíduo é exigido sua adequação às convenções.

Hoje, milhares de "cegos" comemoram a oportunidade de estar estudando em instituições de ensino superior privadas, graças ao financiamento oferecido pelo poder público. Porém, desconhecem que esta iniciativa é a resposta do governo ao lobby dos empresários do ensino superior privado, que exigem incentivos governamentais para viabilizar seus investimentos.

Uma reforma do ensino universitário no Brasil vem sendo arquitetada. Teremos uma Universidade Pública melhor? Pouco provável, as discussões estão sendo feitas sem a presença daqueles que fazem a universidade: alunos, professores e reitores. Nessa ordem.

Precisamos urgentemente começar a "enxergar" e avaliar as medidas governamentais, visando não o bem que fazem para um ou outro, mas o mal que causarão para a sociedade. Ou em pouco tempo não mais haverá ensino superior público no Brasil. O dinheiro público é para ser investido na universidade pública, não na privada.

Nenhum comentário: