sexta-feira, outubro 13

Vaidade Política


Mais uma construção "albertônica" começa a sair do papel deslumbrando uma utilidade e eficácia que todos sabemos não existir. Nos é passada a idéia da ampliação do Metrô como realmente necessária para atender à demanda por transporte público em Teresina, quando na verdade é mais uma obra de engenharia civil que impressiona pela imponência, e não pela utilidade social que vai trazer.

Enquanto Teresina cresce por todos os lados e exige, cada vez mais, ônibus para interligar-se, chega a ser vaidade ampliar um sistema ferroviário obsoleto em algumas centenas de metros por tantos milhões. Precisaríamos no momento, é de uma maior frota e de um terminal de ônibus no centro da cidade fazendo a integração, o que possibilitaria menos transtornos e, principalmente menos gastos, pois poderíamos ir de uma região da cidade a outra pagando apenas uma passagem. Seria ótimo, não? Assim, os universitários da zona sul, por exemplo, não precisariam passar de 50 a 60 minutos dentro do Rodoviária Circular, fazendo um tur por Teresina para chegar à universidade.

Poderíamos nos perguntar por que Teresina não tem e pouco se fala em integração do transporte. Será que é de interesse da administração municipal melhorar o transporte e facilitar a vida dos assalariados e desempregados? Seria economicamente viável para os empresários do setor? Estas são perguntas que mereceriam nossa reflexão.

Esperar que pegando o metrô em direção à nova Estação da Praça da Bandeira vá se chegar à Universidade ou à Rodoviária é um tanto quanto delirante. É conveniente que não nos deixemos enganar e exijamos o atendimento de nossas verdadeiras necessidades. Nada de "Teresina agora vai andar na linha", corremos o risco de não chegarmos aonde queremos.

Nenhum comentário: